Roma antiga
ROMA :
A CIDADE DE ROMA ANTIGA.
Roma, do latim (força): A cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. sobre sete montes, que segundo a bíblia registra esta veracidade geográfica em Ap 17.3, Joao teve uma visão e viu uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças. A revelação desta passagem, o anjo revela a João no versículo 9 do mesmo capitulo 17: Aqui esta a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher esta assentada. Roma Antiga foi edificada sobre sete monte: Aventino, Palatino, Célio, Esquelino, Viminal, Quirinal e Captalino. Atualmente esta construída sobre uma planície ao norte dos sete montes. A Cidade durante muito tempo, senhora do mundo, é hoje a capital da Italia. As ruínas do Coliseu ainda existem, como monumento comemorativo de grande numero de mártires Cristão que eram lançados as feras. Era um magnífico anfiteatro, comportando 50.000 pessoas, onde se fazian os combates de gladiadores. Possuía uma população de 1.200.000 habitantes. Paulo esteve preso La por dois anos At 28.16,30. Diz a tradição que La ele também foi morto, decapitado a espada em 67d.C. Mas deidou o grande texto: Combati o bom combati, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me esta guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me Dara naquele dia (II Tm 4.7,8). Tem uma área de 1.285Km quadrado, Uma população de aproximadamente 2.568.804 censo de 2001. No interior da Cidade encontra-se o estado da Cidade do Vaticano (ou Santa Fé). Sede da Igreja Catolica Apostolica Romana e residencia do Papa.
O COLISEU:
Capacidade para até 50.000 pessoas, cuja construção teve inicio em 72 d.C por Vespasiano, e terminado em 80 d.C por Tito seu filho. Aqui os cristãos eram trucidados pelas feras. Eis o que disse Inacio de Antioquia antes de ser estraçalhado pelas feras: Sou trigo de Deus, e os dentes das feras hão de moer-me, para que possa ser oferecido como pão de Cristo. E assim Inacio o Bispo de Antioquia (como era conhecido), partiu para estar com Cristo para sempre. Nessa época os cristãos sofriam martírios não somente no Coliseu, mas de muitas outras formas. A historia diz que o Apostolo João foi lançado numa caldeira de azeite fervente, mas nada lhe aconteceu porque o Senhor o livrou de forma milagrosa. Ninguém pode matar aquele que o Senhor quer que viva, Porém, muitos cristãos morreram amarrados nos postes da Cidade, vestidos de roupas alcatroadas e incendiados para servir de luzes para iluminar a Cidade. Outros foram vestidos de peles de animais ferozes e perseguidos por cães até serem mortos e outros foram crucificados.
A VIA APIA ANTIGA:
A mais antiga estrada romana. Começou a ser construída por ordem de Apio Claudio, Censor em 312a.C . Partia da porta Canepa, em Roma, e ia até Capua, tendo sido um século mais tarde prolongada até Brindisi, onde ainda hoje podem ser vistas as duas colunas que limitavam esta notável estrada de 575 Km. Os irmãos de Roma foram encontrar Paulo por essa célebre estrada, numa cidade chamada Apio, que ficava a beira dessa via, At 28.15. Por ordem de Nero em 67d.C.
AS CATACUMBAS DE ROMA:
Eram galerias subterrâneas de 3 m de altura, de 2 m de largura e comprimento de vários quilômetros. Servia de refugio para os crentes se reunirem e fazerem cultos a Deus, onde ninguém podia ouvi-los, so Deus! Eles queriam poder cantar alto e ler a Biblia, mas, não era permitido. Então a Igreja se tornou subterrânea. Como quem não tinha o direito de servir o seu Senhor e Salvador. Como diz o escritor aos Hebreus: errantes pelos desertos, e montes e pelas covas e cavernas da Terra. Homens (mulheres e crianças) dos quais o mundo não era digno, Hb. 11.38. La os crentes eram sepultados. Muitos como indigentes, e outros, até, so com partes do corpo, por causa das torturas a que eram submetidos. Quando algum irmão faltava, eles o procuravam La, que por certo tinha sido morto por Roma.
Pastor Giovane Souza